quarta-feira, agosto 30, 2006

Uma - quase - pequena pausa nas lamentações...

Comentaram-me comigo hoje.
"Fizeram justamente o que eu tinha pensado em fazer!"
Essa é uma frase muito ouvida na academia. Num daqueles momentos em que sentimos nossa criatividade e aquela nossa idéia "original" ser reduzida a uma cópia, ou uma repetição.
Um dia, num desses porres que sempre tomo e que me fazem pensar, cheguei à conclusão que é justamente a repetição que faz as coisas evoluirem. Não uma repetição, na verdade, mas um 'baseamento', diria.
Isso porque as inovações não inovam muita coisa, paradoxalmente. Só apontam. O real desenvolvimento é dado como o (des)envolvimento da 'real vanguarda'. Muitas vezes fechadas no próprio ego, quem sabe..!?
Mesmo essa concepção, a da vanguarda, me parece realmente exagerada. Mas, de qualquer maneira, hoje concebo o avanço como, de fato, um processo de citar, reler, discutir, fazer colagens e escrever algo ligeiramente diferente.
E é por isso que tudo demora tanto. Um tanto-tanto.

Um comentário:

tatiana hora disse...

ah, com certeza!