terça-feira, agosto 01, 2006

Palmito-parade

Recebi um e-mail sobre a cowparade. Ou melhor, sobre o questionamento da mesma. A origem do texto, daquele centro de mídia independente que realmente tem ações louváveis, mostra-me como as autoproclamadas vanguardas políticas podem ser autoritárias.
Não questiono, é claro, o aspécto de maus tratatos com animais. As grandes e pequenas industrias têm disso, mas falar de uma "não arte" pelo sentido de ser financiada pelas grandes organizações me parece tão leviano... Como se os maiores movimentos artísticos da história da humanidade não tivessem, sempre, sendo financiado por uma elite, por um grupo por cima da carne seca. Ou alguem acha que seria possível O Renascimento sem o financiamento de uma classe muito endinherada e que, por vezes, nao tinha o interesse da arte pela arte, mas interessavam-se por publicidade, ou sei lá...
O modo como esses pseudo-revolucionários impõe uma necessidade de arte politizada me lembra a imposição em determinada fase da revolução russa, e nao só nela, de que a arte fosse associada a uma bandeira política. Não que eu não acredite que isso de arte política nao sja legal, mas o fundamental é que seja por necessidade do artista, da arte, da vontade - e, digamos, de uma vontade do público. E não sobre um Imperativo Categórico de que você não deve se associar às grandes empresas para produzir arte, ou qualquer outra coisa...
Digo isso porque sou pela liberdade, e adoro uma carne. E, completo, odeio leite! E porque cargas d'agua deveria ter um ódio de quaquer uma das empresas de produção de alfaces. Tá bom, é outra coisa, os alfaces nao passam por condições gravíssimas por grandes empresas (até onde sei), mas caso eu soubesse de uma grande empresa de produção de palmitos, e eu odiasse palmitos por serem somente uma pequena parte de uma grande arvore, ainda assim não desdenharia qualquer iniciativa artistica, e publicitária, dos empresarios do palmito.
Ai me vem meia dúzia de autoritários reclamar de exposições públicas, abertas, acessíveis e transmutando "questionamento" em vandalismo. Tenha a santa paciência...
A princípio, ví um ótimo vídeo que passei para outros e-mails. Acho uma boa bandeira, ou iniciativa, mas sem exageros, por favor...
ps.1: A tempo pelo que disse da revolução russa: gosto de Lenin, já o li um pouco inclusive; adoro Marx; amo arte, mesmo as despolitizadas e elitistas. arte é arte. E o melhor já produzido foi graças a muita, muita segregação e desigualdade. Tão claro como o leite!
Ps.2: Torço aqui pela melhora de Fidel, sem ironias...!

Nenhum comentário: