sábado, agosto 12, 2006

Jornalismo I

Já que generalizar é facil, pensei em uma bela generalização:
Todo Cientista Político se acha Jornalista.


É claro que minha análise parte da academia, onde me encontro, e de estudantes, mesmo que quase profissionais formados. Acho que isso teria a ver com o seguinte, os pretendentes a Cientistas Políticos acham que poderiam ser ótimos jornalistas. Dai o embaraço sentido, dentro da academia, entre os "cientistas sociais" e os comunicólogos, onde aqueles vivem por apontar os defeitos destes.
E não necessariamente o inverso, já que são os estudantes de comunicação que bebem das ciências sociais, e nao o contrário. E isso é uma pena...
Nós, pretenços cientistas sociais, que nos debruçamos sobre 4 metodologias, 4 sociologias, 4 antropologias e 4 políticas durante a vida academica, e dai digo somente as matérias obrigatórias, sempre cheios de teoria sobre como é, qual é e como deveria ser, nos contorcemos diante das generalizações jornalisticas. E achamos que faríamos muito melhor!!!
E ainda a sombra da Escola de Frankfurt, com seus conceitos de cultura de massa, industria cultural e aquele monte de coisas que nos "permite" colocar o dedo na ferida dos comunicólogos e acusa-los de se renderem ao Espetacular. É claro que não digo 'sombra" no sentido de jogar ao lixo, simplesmente, a contribuição dos frankfurtianos (nem sei se esse nome existe, ou é escrito assim)... Acho que tem contribuições legais. Mas dai a nos fecharmos nas ciências sociais e falar da manipulação da imprensa sobre a massa, isso já me parece demais...
Lembraria, é claro, umas coisas. A primeira é a invejavel, na minha opiniao, capacidade de mobilização dos Comunicólogos. Na minha turma faz tempo que nao temos uma festa. E isso não indica pouca coisa!!!
Outra coisa é uma citação de Marx, sobre a liberdade de imprensa.... Na verdade eu nao consegui achar o texto, mas Marx faz uma análise, na gazeta Renana, sobre o modo como é a imprensa que permite sair da filosofia e ir ao mundo real, saindo do idealismo dos jovens hegelianos. Mas, enfim, depois coloco o trecho certinho.
A questão é que, embora com menos teoria sobre ciências políticas, e essa é mais uma bela generalização, são os comunicólogos que conseguem se mobilizar e sair da onde nós, pretenços ciêntistas políticos, nos fechamos. Sair dos livros.

Nenhum comentário: