segunda-feira, janeiro 29, 2007

Diagnóstico: hiperativo mental com sérios riscos à sociedade...

Tem momentos que penso ser um hiperativo. Não daqueles que não poderiam ficar de frente ao mar, olhando o pôr do sol. Posso ficar durante muito tempo assim, ou olhando as estrelas.
Minha hiperatividade seria mental. Penso muito. Dezenas de coisas, se não simuntâneamente, umas por trás e por frente das outras.
Sou um tímido introspectivo nos próprios pensamentos. Sim, bobagem! Tenho, na verdade, uma vontade de falar com todos, como se mostrasse ao mundo: "Penso". Sou um megalomaníaco que pensa ao mesmo tempo nas próprias (im)possibilidades. Nas mulheres da minha vida, nos países em que morarei, na carreira acadêmica e em quais liguas seriam minhas prioridades de aprendizado.
Sou um canceriano que, como tal, pensa no passado. Sou um aflito pelos erros cometidos por mim. Um Don Juan de araque que se julga responsavel pelas amadas e pelo o que elas pensarão dos homens depois de mim. Sou um orgulhoso que gostaria de ser considerado um homem diferente (leia-se perfeito).
Mas nao se animem, meninas, que sou iguais aos outros, e morro por isso.
Sou a exigência em pessoa. Exijo os poucos comportamentos que acredito serem, de fato, imprescindíveis: não jogar lixo na rua, ser leal com as pessoas, jogar a vida de modo aberto e, senão o sentimento de compaixão, que é muito cristão para mim, pelo menos o sentimento de olhar. olhar para as pessoas. Dizer o que se pensa e pensar nos outros.
E o desconforto disso vem do fato de que nao se pode descuidar: um único momento de cegueira pode ser fatal para aquele que se acha um "paladino". E todo "paladino" está fadado à um momento de frustração. É a questão de pensar. Quando se começa a pensar, nao tem volta. Quando se começa a ser exigente com as ações próprias, nao tem retorno. Todo cuidado é pouco.
Na verdade, nao gostaria de ser diferente. Um pouco menos arrogante? Talvez.
O problema da arrogância é que ou ela coloca os outros como desviantes, ou nos coloca a nós mesmos...
Sim, um pouco menos arrogante. Pensar menos que eu poderia ter sido melhor. Porque sempre se pode ser melhor...

6 comentários:

Anônimo disse...

... ou podes começar a ver e ler mais woddy allen que encontras lá pelo menos apaziguameno de algumas das angustias.
e pelo menos ramiro como tu "No mundo inteirinho, Igualzinho não tem."

Dani Morreale Diniz disse...

Diga-se: um bom sujeito diferente........

quel disse...

oi, ramiro

eu li tudinho

mas não sei oq comentar.

eu não ando pensando mto ultimamente, como a gente conversou outro dia.

e... raramente sei oq dizer, perdi a articulação.

mas me divirto muito mais... esqusito, né?

te desejo bons pensamentos

:*

Anônimo disse...

cara procurei isso na net, pq sÔ assim..karaiiio eh.

As vezes não sei o q fazer, pq não paro de pensar um minutO))
Neh um, o q eu não falo eu penso, mas mesmo se fosse tentar falar o que eu penso em um segundo, não conseguiria falar tudo em uma hora..

Conversei isso ontem com uma amiga do trabalho que faz psiquiatria, ai ela me falow que poderia se "Iperativismo Mental"..

Mas aqui, lembra-te as maiores personalidades do Mundo, foram grandes pensadores..

Sô facinado com Leonardo "da Vinci"..
AbraçO))grande pensador..

ae meu e-mail.
ide.junior@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Senti que não estou mais sozinho no mundo!

Me mande um e-mail, gostaria de te conhecer...
Arsteppenwolf@gmail.com

Inefável Pereira disse...

Legal, existem outros como eu!