domingo, setembro 10, 2006

Nova fase...

Comecei uma nova fase musical. Não que tenha deixado Beatles e Jethro, mas adoto agora o Nordeste.

Cordel, os dois albuns; Mestre Ambrósio, os albuns Terceiro Samba, Fui na Casa de Cabral, Mestre Ambrosio, 'De Nasarão da Mata Pernanbuco ( é isso?!)'; Mundo Livre S/A, Bebadogroove, O Outro Mundo de Manuela Rosário.

A primeira banda, Cordel, é na minha opinião a melhor banda dos últimos 10 anos.... Fantástica!!!

Conhecer, conhecer mesmo o Mestre Ambrósio, estou a começar agora. Sim, pessoas, já disse aqui que sou muito mal formado... Mas estou à tentar retificar isso, como podem ver... E para deixar mais claro a minha formação musical tardia, o Mundo Livre só escuto pra valer, naquele esquema de pegar os álbuns, agora...

Criei em minha cabeça a idéia de um lindo Pernambuco. Não sei porque, mas mesmo não conhecendo o Estado, fica cá por mim pensando que ele deve ser o celeiro cultural do Brasil..

Eu ia, a propósito, começar esta postagem falando que qualquer renovação na produção cultural brasileira seria guiada pelo nordeste. Mas acho exagero. Não há no nordeste, assim como não há no sul, no sudeste, no centro oeste ou no norte, qualquer coisa que os coloque de modo superior aos outros estados... Mas diria, com segurança, que se o nordeste não deve guiar, deve, ao menos, contribuir essencialmente à renovação da cultura popular brasileira.

Nao sei se é o que mais me apetece, mas digo da essencialidade do nordeste porque vejo o que há de melhor em música. E isso, repito, baseia-se profundamente em achismo. Não é uma pesquisa sistemática. Afinal de contas, o mais ao norte que eu fui, foi Prado... Bahia, aos 11 anos...

É, crianças... Sou muito mal formado e mal posso esperar para ir à Pernambuco. Nem sei o porque. Deveria perguntar aos membros do Cordel, do Mundo Livre, do Mestre Ambrósio, da Nação Zumbi ou a quem??? Quem sabe perguntar à Pastoril do Faceta, ao tipógrafo Antônio José de Miranda Falcão (fundador do , jornal mais antigo do Brasil (1825) ou ao conde João Maurício de Nassau (abaixo)...

Não, não, a esse não... Afinal de contas ele foi um burocrata. Estamos a falar de arte e comunicação...

Salve Pernambuco!
(A propósito, qualquer sugestão musical relacionada aos estilos supracitados será bem vinda...)

4 comentários:

Anônimo disse...

salve...salve todo e qualquer tipo de cultura. Abençoados sejam os nordestinos, assim como eu. =)

A Photografia disse...

Mombojo

A Photografia disse...

Pérnambuco é Arte que só a porra. Olínda é a capital multicultural...e não é por superioridade não, como vc mesmo defendeu, .. so engolindo aquilo tudo para entender. Passe um carnaval no Recife antigo e você entenderá.

Lille . disse...

Talvez eu também deva me considerar mal formada diante do pouco conhecimento da cultura de Pernambuco... mas posso falar que muito da alegria da minha infância foi inspirada por Alceu e minha juventude por Lenini...
Falar de cultura é falar de gente, de sensibilidade...então, posso falar de algumas pessoas que conheço de lá... só gente linda, que traz luz pra minha vida e me inspira.
Salve Pernambuco!