domingo, setembro 24, 2006

Duelo


Um dia estava na janela de minha casa e ví uma cena deplorável. Dois grupos de jovens tacando pedras uns nos outros, no meio da rua... correndo para pegar pedras e tacá-las e correndo para se municiarem.
Penso agora no modo como os avanços sociais costumas deixar para trás coisas mais civilizadas, de certa maneira... A violência toma hoje um aspécto de não sabermos o que esperar. Não sabemos quando e como poderemos sofrer violência. Quais são as regras?! E, voltando, penso como fomos 'mais civilizados quando menos civilizados'...
O duelo, por exemplo. Duas pessoas em contenda chegam a "um acordo", tipo de armas, local, data, testemunhas, juizes.
Nada daquilo de pessoas receberem pedradas sem motivo. Uma maravilha! Até lí parte de um livro onde um francês normatiza as regras tácitas do duelo, uma coisa refinada...
Tô até pensando em duelos coletivos, com poponetes (é esse o nome?), placar, sei lá. Coisas mais modernas. De repente rola até de criar um programa de T.V.

2 comentários:

A Photografia disse...

Casas bahias em OFERTA. uma geladeira pelo dobro do preço .
-"Mas é OFERTA, minha senhora. Estamos lhe OFERTANDO a geladeira"

A Photografia disse...

Parei pra pensar em todos os tipos de violência que existem.N o caminho dois motoqueiros mexeram comigo; um pivete me seguiu; uma mulher me empurrou-cheia de sacolas e resmungos; um carro vomitava , as alturas, o som de calcinha preta pelos mega alto falantes; e a Auto-Escola,onde iria ter minha primeira aula , com hora marcada e tudo, estava fechada. Chegando em casa pisei no rabo do cachorro.