quarta-feira, abril 08, 2009

Defendendo as maiorias? Que maioria?

Vamos falar de Política e Ódio. Esse par de palavras me lembra de intolerância, minorias e todas aquelas coisas. O esquema é mais ou menos esse, venho caminhando rumo à um ódio para com o ilustríssimo Governador de São Paulo Ex-ministro da Saúde Pretenso candidato à Presidência, José Serra.

Se eu fosse norte americano, na década de 1950, provavelmente o serra para presidente seria como eleger MacCarthy. Não que eu seja um comunista, mas estou naquela linha tênue. E como Ford (e Chaplin) foi processado por comunismo, não tenho a menor dúvida que eu seria queimado em praça pública.

Pois bem, um sujeito, que em prol da bandeira anti-tabagista de saúde pública, define as regras atuais para o cigarro em São Paulo, não passa, para mim, de um autoritário. Ah, alguns podem falar sobre o fato de que é uma minoria a de fumantes. Sem dúvida, mas é justamente sobre minoria e direitos individuais que estamos falando. Calma aí, que minoria, "Cara pálida"?!

Em pesquisa realizada pelo ministério da Saúde, a VIGITAL2009 (clique aqui para ver a pesquisa), temos o seguinte resultado:

São Paulo é a capital do brasil com maior porcentagem de fumantes, 21%. 15,1% de mulheres e 27,7 de homens. O que estamos vendo aqui. Considerando o gênero masculino, temos quase entre 1/4 e 1/3 da população sendo discriminada. (a palavra é forte, mas é discriminação. Pra não falarem que escrevo em causa própria, e nao dou correta definição às palavras, vamos ao Aurélio:

discriminação
[Do lat. discriminatione.]
Substantivo feminino.

1.
Ato ou efeito de discriminar.
2.
Faculdade de distinguir ou discernir; discernimento.
3.
Separação, apartação, segregação:

Se, de modo geral, cerca de 1/5 da população, e 1/4 ou 1/3 dos homens, são obrigados a se retirarem de todo lugar, para fumar; se esse hábito torna-se requisito para discernir direito a estar em espaços; se essa porcentagem, que na minha definição é enorme, tem todo o direito cerceado de estarem em lugares fechados, ao contrário do que já pregava a lei federal; não há outra palavra para definir do que discriminação: "Separação, apartação, segregação"
.

As frações acima são engraçadas. Parecem pouco, mas vamos pensar em pessoas. Uma a cada cinco pessoas; Uma a cada quatro, uma a cada três... Segundo o IBGE, 2008, são quase 2 milhoes e duzentas mil pessoas proibidas de tomar sua cervejinha e fumar o seu cigarrinho... (claro que seria necessário cruzar os dados dos fumantes e bebuns, mas vou considerar que todos os fumantes, se desejosos de beber, estaria proibidos de fazê-lo em bares fechados; eu só conheci uma pessoa que nao bebia mas fumava. Era islamica...)...

É claro, tem aí quase 9 milhoes de pessoas que nao fumam (estou falando somente da cidade de São paulo), mas o caso, queridos, é que me recuso a pensar em 1/5 como tão minoria assim...

Pra mim, é uma perseguição às Bruxas. Uma parcela importante da elite política simplesmente, por motivos mais variados, não gosta que as pessoas fumem. E, como "as pessoas não são capazes de decidir o próprio futuro, ou perceber que o fumo deve ser abandonado, paulada nelas". É o estado tutelando os cidadãos.

na pesquisa do ministério, que tem um capítulo especial para o "tabagismo", lê-se, no cabeçalho: "MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria de Vigilância em Saúde
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa"

Ai, ai, ai.. ai ai ai ai!!!!!!!

Que porra de "gestão participativa" é essa?!?!?!?!?!? Vai aí uma hipotese minha: "no brasil existem menos de 20% da população que realiza atividades política e mobilizadoras institucionalmente consolidadas, como por exemplo partidos políticos, movimento dos sem-terra e tal". Tá, falo isso quase só da minha cabeça. Agora, onde está essa "Gestão participativa" que criminaliza o uso do cigarro? (estou misturando alhos com bugalhos, que uma coisa é o ministério, outra é o "Serralhar" antitabagista. Mas a questão é, de forma geral, que estamos passando por um momento histórico de criminalização do tabaco. E eu não estou afim de ver o Serra realizar sua política no país, seja ela a parte neoliberal, seja ela a porra do controle sobre a "minoria" de 20% da população.

A caça às bruxas é só mais um motivo e postura autoritária que me faz acreditar que isso do Serra ser presidente não é uma boa pro país. Não acho que isso é uma coisa realmente democrática, essa gestão no aspecto comportamental e da propriedade privada, por lei de estado. E isso, sinceramente, não falo somente por que eu amo cigarro. É um esquema que vem de minha origem liberal mesmo. E o esquema é até onde estas coisas podem ir. Acho que uma proibição (com "boas justificativas" puxam outra).

(Vai ter muito bar registrando-se como tabacaria...)



Nenhum comentário: