quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Quão a alma humana continua distante de campos de concentração?


Essa menina aí, linda, grávida, pernambucana, brasileira, latina, patrícia nossa, portanto, passou pelo seguinte: sofreu aproximadamente 100 cortes por todo o corpo. Foram utilizados um estilete, três neonazistas, uma estação de metrô, 19:15, e uma dose de xenofobia - todos os instrumentos foram suíços. Digo isto porque, se fosse eu a investigar o caso, colocaria a arma, os bárbaros, o espaço, o horário e o sentimento coletivo como compondo um fato de que a Europa morreu e esqueceu de cair.

Que me perdoem a foto, um pouco apelativa, é verdade... Mas uma coisa que pensei: se fizeram isso com uma menina tão branquinha, tão pouco latina, o que não fariam com latinos "mais latinos"? Num caso como esse, chego mais perto do sentimento de que a Europa vale muito menos a pena a cada década que passa... Um soco no estômago a todos os colonizáveis de plantão...

(pra quem acha a afirmação generalista uma grande exagero, digo que não. Não é um grande exagero. É um exagero moderado. Afinal de contas, Berlusconi aprovou uma lei que permite a formação de "milícias" para fiscalizar a presença ou não de imigrantes ilegais. Além disso, os médicos ficam obrigados a denunciar imigrantes ilegais que forem à procura de tratamento em hospitais)

Fazia algum tempo que não lia alguma coisa que me fazia chorar. Instantaneamente.

2 comentários:

Sei lá, Sei não disse...

No "http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL998443-16020,00-BRASILEIRA+GRAVIDA+E+TORTURADA+POR+NEONAZISTAS+NA+SUICA.html"

"
[...]
A cônsul do Brasil, Vitória Clever, em Zurique também criticou a hostilidade do agente que interrogou a vítima no hospital.

'Nós entramos em contato com ele pedindo maiores informações e, para minha estranheza, hoje à tarde eu recebi por escrito, porque ele me pediu que fizesse a consulta por escrito, que se eu quisesse, se o consulado quisesse informações mais claras que perguntasse à própria vítima, de modo que o assunto já foi elevado a instâncias mais altas da polícia e estamos aguardando uma manifestação', contou cônsul do Brasil, Vitória Clever."

Anônimo disse...

será?